Reparação de avarias no Computador
1. Como efetuar cópias de segurança do disco
Para fazer manualmente uma cópia de segurança dos seus ficheiros para uma localização de rede ou para um suporte de dados amovível num computador com o Windows 7, Windows Vista, Windows XP ou Windows Server 2003, siga estes passos:
- Clique em Iniciar , clique em Computador e, em seguida, faça duplo clique na unidade onde o Windows 7, o Windows Vista, o Windows XP ou o Windows Server 2003 está atualmente instalado.
- Abra a pasta Utilizadores e, em seguida, abra a pasta do utilizador que contém os ficheiros que pretende copiar.
Ao ligar o PC, você deve ouvir as ventoinhas girarem
Coloque as mãos perto da saída de ar da ventoinha para sentir a vibração
Use uma lanterna na saída de ar da ventoinha para ver se elas estão girando
Se elas não pararem de zumbir, talvez seja hora de substituir ou atualizar o hardware com dissipadores para eliminar o excesso de calor ou usar um resfriador externo para ajudar a regular as temperaturas.
3. Como identificar componentes incompatíveis num computador.
A placa-mãe é uma peça do hardware fundamental para o funcionamento do computador, conectando todas as partes dele. Dessa maneira, uma falha ou dano na mainboard pode afetar o funcionamento da memória RAM, do processador e da execução de programas.
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4. Corrigir o erro "Hard Drive Failure"Para corrigir erros em um disco rígido, existem diversas opções disponíveis, dependendo da extensão e natureza do erro. Algumas opções podem incluir:
Verificar a presença de erros de software no disco rígido via comando chkdsk (Windows) ou fsck (Linux/MacOS) e corrigi-los automaticamente.
Utilizar softwares especializados em correção de erros, como o HD Tune (Windows) ou o Drive Genius (MacOS).
- A BIOS (arranque do sistema) perdeu a configuração
- Placa mãe (motherboard) avariada
- Disco avariado
- Sistema operativo corrompido
- Vírus ou spywares graves
- Memorias incompatíveis.
- Verificar se existe sinal de erro no monitor (e neste caso ler qual o problema). Se não, verificar se o PC emite bips (e neste caso verificar o erro respectivo).
- Caso foi feita alguma alteração no PC recentemente, verificar se os cabos dos periféricos IDE estão correctamente ligados (verificar ligações do pino 1 flat cable)
6. Os discos SATA não são reconhecidos
7. Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.
- Verificar cabos;
- Desligar cabo e ver se sistema arranca;
- Substituir drives;
- Se na BIOS, o arranque está definido para passar na drive de disquetes e existe uma disquete na drive, o PC não arranca.
Se isto acontecer deve-se pressionar o botão durante um bocado e tentar de novo, pois é provável que seja este erro! deve-se pressionar durante alguns segundos permitindo que o pc desligar e tornar a ligar .
– verificar a fonte de alimentação;
-verificar a motherboard;
- Problemas de hardware: um dos principais motivos para a tela do PC ficar preta é um problema de hardware. Pode ser que o seu computador esteja com algum componente defeituoso, como a placa de vídeo, o processador ou a memória RAM.
- Problemas de software: também é possível que o problema da tela preta no PC seja causado por um problema de software. Pode ser que o seu sistema operacional esteja com algum erro ou que você tenha instalado um programa que não é compatível com o seu computador.
10. Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.
Sinal de vida: A primeira etapa é verificar se o computador nem mesmo está ligado e nenhuma imagem é exibida. Por isso, é necessário estar atento aos sinais que ele envia.
Por exemplo, ao ligar a energia, verifique se alguma luz está acesa ou aproxime os ouvidos para ver se há ruídos. Nesse caso, pode haver um problema com o monitor, cabo ou saída de vídeo. Se não, provavelmente é um problema de energia.
11. Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.
- Verificar se dispositivo a ler é de arranque;
- Drive que vai arrancar faz parte do menu de arranque;
- Começar por verificar ligações;
- Trocar Componentes.
12. Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.
Mensagem "Out of scan range" (ou algo similar) é apresentado no monitor. Isto significa que o monitor não está ligado corretamente à placa de vídeo ou então o sinal está a ser enviado com uma resolução ou taxa de arrefecimento não suportada pelo monitor.
13. O texto está muito grande ou muito pequeno.
Para alterar a sua apresentação no Windows, selecione Iniciar > Definições > Facilidade de Acesso > Apresentar. Para aumentar apenas o texto no ecrã, ajuste o controlo de deslize em Aumentar o texto. Para tornar tudo maior, incluindo imagens e aplicações, escolha uma opção no menu pendente em Tornar tudo maior.
15. Problemas com os monitores CRT.
Monitores CRT (Cathode Ray Tube) podem apresentar uma série de problemas, sendo alguns deles relacionados à sua manutenção e outros à sua obsolescência. Abaixo, listo alguns problemas comuns em monitores CRT:
Problemas de imagem: podem se manifestar de diversas formas, como imagem tremida, distorcida ou borrada. Outros problemas de imagem incluem cores desbotadas ou excessivamente brilhantes, "fantasmas" na imagem e linhas horizontais ou verticais na tela.
Problemas de som: embora monitores CRT geralmente não tenham alto-falantes integrados, alguns modelos podem apresentar problemas de som em conexões com caixas externas, por exemplo.
Ao ligar o computador e perceber que o monitor não está exibindo nenhuma imagem, é preciso verificar se o aparelho está ligado. Caso afirmativo, veja se há alguma mensagem como: “Cabo Desconectado”. Nesse caso, pode ser que o problema seja apenas um mau contato no cabo VGA/DVI ou HDMI.
17. O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.
1.pode ser o estabilizador. Faça um favor a si mesmo e se livre desse lixo, estabilizadores são 99% das vezes inúteis e quando são realmente necessários são o pior remédio a ser adotado dentre vários outros. Se você precisa de tomadas extras que tem nele, compre um bom filtro de linha. Mesmo que o problema n seja o estabilizador, se livre dele.
2 - pode ser a fonte. Nesse caso pode ser duas coisas: componentes da fonte que já estão indo pro saco, talvez algum já tenha até estourado sem você saber. Ou então o cooler da fonte parou de funcionar e ela está superaquecendo, isso já aconteceu comigo. Verifique se o cooler da fonte está funcionando.
18. A imagem treme.
Quando estiver usando uma televisão de LCD, você pode notar que ocasionalmente a imagem treme ou pula na tela. Isso torna assistir a TV uma atividade incômoda e pode até causar dores de cabeça.
Step 1
Verifique as entradas de vídeo na parte de trás da TV de LCD. Se os cabos de entrada são estiverem conectados firmemente à televisão, você receberá um sinal fraco, o que frequentemente causa tremulações na imagem.
19. Problemas com os monitores LCD.
20. Surge a mensagem “Signal out of range".~
21. Alguns pixéis estão sempre ligados/desligado
pixel travado= Se independentemente da imagem exibida o pixel transmite apenas uma cor fixa, aparece branco ou brilha de forma alternada, você tem um pixel travado. Isso acontece porque o pixel fica ligado continuamente, com a luz passando por ele.
O pixel travado pode ser corrigido com ações relativamente simples. É possível restaurar o funcionamento normal através de softwares específicos que localizam as falhas e executam um processo que ajuda a “desemperrar” o pixel travado.
22. Quando há necessidade de substituição da motherboard
A motherboard é um componente essencial para o funcionamento de um PC, e sua substituição geralmente é necessária em caso de falhas graves, como danos físicos ou curtos-circuitos que afetam a funcionalidade do hardware.r
23. O som sai com ruído ou de forma intermitente.
Em termos gerais, o som é uma sensação produzida no sistema auditivo e pode ser descrito por propriedades como frequência 1, amplitude, duração e timbre. Já o ruído, por outro lado, é um som indesejado e perturbador aos ouvidos, muitas vezes associado a fontes externas que causam desconforto, incômodo, irritação, entre outros sintomas.
24. Cuidados a ter com o processador.
Um processador é um chip de silício que contém milhares ou até mesmo milhões de transístores, os quais consistem em dispositivos eletrônicos que podem funcionar como interruptores. Os processadores modernos também incluem outras estruturas, como memória cache e unidades de controle, que ajudam a melhorar seu desempenho.
25. O teclado não funciona.
Caso seu PC esteja infectado por vírus, você precisará executar o software antivírus mais recente em que você confia. Se o problema persistir mesmo com o uso de um software antivírus, você também pode restaurar o sistema para a hora/data anterior ou a hora/data organizadas automaticamente pelo sistema.
26. Algumas teclas não funcionam.
Verifique se as teclas estão sujas ou obstruídas: Às vezes, poeira, sujeira ou detritos podem se acumular sob as teclas e impedir que elas funcionem corretamente. Tente limpar cuidadosamente as teclas com um pano macio e um pouco de álcool isopropílico.
Reinicie o computador: Às vezes, problemas com o teclado podem ser resolvidos simplesmente reiniciando o computador.
27. Algumas teclas ficam presas ou não vão abaixo corretamente.
Se algumas teclas do seu teclado estão presas ou não estão respondendo corretamente, você pode tentar as seguintes soluções:
Limpeza: Verifique se há sujeira ou detritos presos nas teclas, o que pode estar impedindo o movimento livre. Use um pano seco e macio para limpar o teclado ou um pincel para remover sujeira e detritos.
Verifique as conexões: Verifique se o cabo do teclado está conectado corretamente ao computador e tente desconectar e reconectar o cabo para garantir que esteja conectado corretamente.
28. Os caracteres que escrevo não coincidem com os que aparecem no monitor.
Configuração de idioma: verifique se o idioma configurado no seu computador é o mesmo que você está tentando digitar. Pode ser que a configuração esteja diferente e, por isso, os caracteres digitados não aparecem corretamente.
29. Como aceder ao sistema caso se esqueçam a password.
Verifique se o sistema tem alguma opção de recuperação de senha: muitos sistemas têm um processo embutido para ajudá-lo a recuperar sua senha. Procure por um link ou botão de "Esqueceu sua senha?" na tela de login.
30. O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria.
Esse problema pode indicar que a bateria da placa-mãe do computador está fraca ou acabou, e precisa ser substituída por uma nova. A bateria da placa-mãe, também conhecida como bateria CMOS, é responsável por manter as configurações do sistema, incluindo data e hora, mesmo quando o computador está desligado.
31. O computador não arranca, simplesmente faz um beep.
Um beep é um sinal sonoro emitido pelo computador para indicar um problema durante o processo de inicialização (boot). Dependendo do número de beeps, pode-se determinar qual é o problema que está ocorrendo.
32. O computador arranca, mas não reconhece toda a memória instalada.
Verifique a compatibilidade da memória: Verifique se a memória instalada é compatível com a placa-mãe do seu computador. Certifique-se de que a memória esteja de acordo com as especificações da placa-mãe em termos de capacidade, velocidade, voltagem e tipo de memória.
33. O computador reporta um erro de memória no arranque.
Verifique se a memória RAM está instalada corretamente: A RAM pode ter ficado mal encaixada, portanto, verifique se ela está completamente encaixada na placa-mãe. Certifique-se também de que está utilizando o tipo de RAM adequado e que esteja encaixada na posição correta.
34. O disco rígido não funciona e não permite qualquer acesso.
Verifique a conexão do disco rígido: Certifique-se de que os cabos que conectam o disco rígido estejam firmemente conectados e não estejam danificados.
35. O disco rígido tem erros de leitura/escrita.
Execute a ferramenta de verificação de erros: O sistema operacional geralmente vem com uma ferramenta de verificação de erros que pode ser executada no disco rígido para identificar setores defeituosos e outros problemas. Execute a ferramenta de verificação de erros para ver se ela pode corrigir os erros de leitura/escrita.
36. Disco rígido ruidoso.
Faça backup dos seus dados: Se o disco rígido estiver fazendo ruídos estranhos, é importante fazer backup dos seus dados imediatamente, antes que ocorra a perda total de dados.
Execute uma verificação de vírus/malware: É possível que o disco rígido esteja fazendo ruídos estranhos devido à infecção por vírus ou malware. Execute uma verificação completa do sistema usando um software antivírus confiável para verificar se há algum vírus ou malware.
37. Código de beeps da AMI.
AMI é uma sigla para "American Megatrends, Inc.", uma empresa que produz firmware de computadores. O código de beeps da AMI é um meio de diagnóstico de problemas do hardware do computador durante o processo de inicialização.
39. Código de beeps da Award.
A Award Software International é outra empresa que produz firmware de computadores e também utiliza um código de beeps para diagnosticar problemas de hardware durante a inicialização. Aqui está uma lista dos códigos de beeps mais comuns da Award.
40. O computador está demasiado lento.
Verifique a quantidade de espaço livre no disco rígido. Se o disco estiver cheio, o computador pode ficar lento. Tente liberar espaço excluindo arquivos desnecessários ou transferindo-os para um dispositivo de armazenamento externo.
Verifique se há vírus ou malware no sistema. Um computador infectado por malware pode ficar extremamente lento. Execute uma varredura completa do sistema com um software antivírus confiável e atualizado.
41. O disco está cheio.
Exclua arquivos desnecessários: Verifique se há arquivos que você não precisa mais, como downloads antigos, imagens, vídeos, músicas ou documentos antigos. Exclua esses arquivos para liberar espaço no disco.
Desinstale programas que não são usados: Verifique se há programas instalados no seu computador que você não usa mais e desinstale-os. Isso liberará espaço no disco rígido.
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